quarta-feira, 9 de maio de 2012

FATO


Um médico entrou no hospital com pressa depois de ser chamado ... é uma cirurgiade urgência. Ele respondeu ao chamado o mais rápido possível, trocou de roupa e foi direto para centro cirurgico.
Ele encontrou o pai do menino indo e vindo na sala de espera do médico. Depois de vê-lo, o pai gritou:
"Por que você levou todo esse tempo para vir? Você não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem senso de responsabilidade? "

O médico sorriu e disse:
"Lamento, eu não estava no hospital e eu vim o mais rápido que pude depois de receber a ligação ...... E agora, eu gostaria que você se acalmasse para que eu possa fazer meu trabalho"

"Acalmasse? Se fosse seu filho que estivesse nesta sala agora, iria se acalmar? Se o seu próprio filho morresse agora oque você iria fazer? ", Disse o pai com raiva

O médico sorriu novamente e respondeu: "Eu vou dizer o que disse Jó na Bíblia Sagrada" Do pó viemos e ao pó voltaremos, bendito seja o nome de Deus ". Os médicos não podem prolongar a vida. Vá e interceda por seu filho, vamos fazer o nosso melhor pela graça de Deus "

"Dar conselhos é facil", murmurou o pai.

A cirurgia levou algumas horas e depois o médico saiu feliz, "Graças a Deus! Seu filho está salvo! "

E sem esperar a resposta do pai o medico saiu correndo. "Se você tem alguma dúvida, pergunte a enfermeira! Disse o medico."

"Por que ele é tão arrogante? Ele não podia esperar alguns minutos para que eu pudesse perguntar sobre o estado do meu filho ", comentou o pai ao ver os enfermeiros minutos depois que o médico saiu.

A enfermeira respondeu, com lágrimas descendo seu rosto: "O filho dele morreu ontem num acidente de avião, ele estava no enterro, quando o hospital o chamou para a cirurgia de seu filho. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele saiu correndo para terminar o enterro do filho dele. "

Nunca julgue ninguém, porque você nunca sabe como a vida daquela pessoa, o que está acontecendo, ou pelo que estão passando.

terça-feira, 8 de maio de 2012


Visita ao Distrito de Mandaçaia



Esta semana realizei uma série de visitas pela zona rural do município, chegando ao Distrito de Mandaçaia, muita gente pode se aproximar e conversar sobre nossas ações em todo o município. Estamos firmes e com vontade de fazer com que a população brejense possa perceber a mudança de perto, e para isso, um gestor tem que estar perto do nosso povo.





O distrito de Mandaçaia tem se transformado num importante polo de confecção de nosso município e nós fomos ver de perto quais ações podem ser desenvolvidas para melhorar ainda mais o desenvolvimento econômico neste setor

Obras da quadra poliesportiva de Barra do Farias já começaram


As obras da Quadra Poliesportiva de Barra do Farias começaram e estão dentro do previsto. O canteiro de obras instalado na área da construção já está repleto de material e operários estão com a mão na massa. Estamos nos preparando para sermos referência no esporte em nosso município.






Enquanto as obras seguem correndo próximas ao campo de futebol da vila, estamos em negociação para um novo campo, enquanto durarem as obras no antigo. Em breve anunciaremos as novidades.

Reforma da Escola Cândido Batista de Aguiar em São Paulo


 Estamos cumprindo com o compromisso firmado com a população de cada comunidade rural do nosso querido município. A Escola do Sítio São Paulo passa pela reforma no seu prédio para receber nossos estudantes. É mais uma ação da nossa gestão.

 
No povoado de São Paulo começaram as obras de reforma da escola Cândido Batista de Aguiar


A escola receberá o mesmo tratamento que está sendo dado as outras escolas do município e será padronizada, recebendo novos mobiliários, aparelhos áudio visuais e utensílios de cozinha.

Escola Orestes de Freitas também está em reforma



 A Escola Orestes de Freitas em Barra do Farias está sendo ampliada. Mais salas de aula vão acomodar nossos estudantes.




A escola Orestes de Freitas, no Distrito de Barra do Farias, também está passando por uma reforma e ampliação. A educação está sendo bem cuidada em nosso município e recebendo a atenção que é devida.


Fizemos uma avaliação na Passagem Molhada de Mandaçaia


Nesta sexta-feira, 04 de maio, fui ver de perto como está a estrutura da Passagem Molhada principal de Mandaçaia. .




Em breve estaremos realizando manutenção para uma segurança mais efetiva da população.


Escola da Vila Quatis também está em reforma


A escola da Comunidade do Quatis passa por reforma estruturadora para receber novos equipamentos. 



Além da Escola que está sendo recuperada em reforma, brevemente iremos inaugurar o CALÇAMENTO para proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população dessa comunidade.


CULTURA


PROGRAMAÇÃO CULTURAL


DIA 11,SEXTA-FEIRA
TRADIÇÃO CULTURAL
19h: João Batista. 80min.

DIA 15, TERÇA-FEIRA
OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
8h Arte-identidade: Velas Ornamentais - Facilitadora; Edvania da Conceição Alves. 04 horas-aula.

DIA 16, QUARTA-FEIRA
OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
8h Arte-identidade: Velas Ornamentais - Facilitadora; Edvania da Conceição Alves. 04 horas-aula..


DIA 17, QUINTA-FEIRA
OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
8h Arte-identidade: Velas Ornamentais - Facilitadora; Edvania da Conceição Alves. 04 horas-aula..

DIA 18, SEXTA-FEIRA
OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
8h Arte-identidade: Velas Ornamentais - Facilitadora; Edvania da Conceição Alves. 04 horas-aula..

DIA 23, QUARTA-FEIRA
CINEMA INFANTIL
8h Dora, aAventureira. 94min.
CINEMA
19h30 Abraços Partidos. 127min.

DIA 25, SEXTA-FEIRA
ARTES CÊNICAS
20h O Casamento de Maria Feia, com o Grupo de Teatro da USCC. 60min.

DIA 30, QUARTA-FEIRA
CINEMA IFANTIL
8h Os Sem Floresta. 83min.
CINEMA
19h30 Dossiê Noronha. 20min.
19h50 O Paraíso é isso! 31min.  

PSICOLOGIA


"A adolescência chega e muitas vezes com ela as primeiras experiências sexuais. Nem todo mundo sabe, mas o despertar da sexualidade nada tem a ver com a genitalidade, normalmente acentuada nesta fase da vida. Quando o ser humano nasce, já começa a desenvolver sua própria sexualidade. Entretanto, em uma sociedade que erotizou o sexo, incentivando sua prática a qualquer custo, as pessoas perderam o referencial. Muitas acreditam que os únicos riscos do sexo são físicos, como uma gravidez indesejada ou a contaminação pelo vírus HIV. Os especialistas, no entanto, alertam que viver plenamente as experiências sexuais pode trazer outros problemas: traumas que, sem tratamento adequado, serão carregados por toda vida".

A sexualidade será sempre a associação da própria genitalidade, do carinho, do afeto, do amor e, principalmente, da comunicação. Nem sempre, sua manifestação se dará entre amantes. "De maneira alguma, a sexualidade quer dizer apenas a relação sexual, a penetração ou a simples preocupação com os genitais. Ela é algo mais amplo, que passa a existir com o nascimento do indivíduo. Sexualidade significa vida", esclarece o Dr. Leonardo Goodson, ginecologista com especialidade em Sexualidade Humana.

Sexo e Idade
O médico explica que as características dessa sexualidade são variadas conforme a idade. Nas crianças com idades entre zero e 18 meses, começa o processo de aprendizagem da identidade homem/mulher e dos papéis sexuais. "Neste período, a criança passa a lidar com a representação cultural do que é ser homem ou mulher. É nessa fase que o bebê começa a experimentar o próprio corpo e a ter as primeiras experiências sexuais, ganhando intimidade e confiança principalmente com a própria mãe", explica o ginecologista.

A apreciação e o exame dos próprios genitais ocorre entre os 18 meses e os três anos de idade. Depois disto, até os quatro anos, a criança tem sua própria explicação sobre a origem dos bebês, sendo capaz de assimilar atitudes sexuais - negativas ou positivas - do meio onde vive. Entre cinco e seis anos, a criança apresenta ideias fantásticas de como os bebês são gerados. É neste período, que o outro começa a ser incluído nos jogos sexuais. "A partir dos sete anos, apesar do interesse em assuntos sexuais, a criança fica retraída com os contatos mais íntimos. Mesmo assim, mantém brincadeiras sexuais com crianças do mesmo sexo", lembra o médico.

Adolescência

As profundas transformações da puberdade começam aos 10 anos, quando a criança conhece também a prática da masturbação. A partir de então, acentua-se o desejo de relacionamento com o outro. O Dr. Leonardo Goodson explica que, normalmente, os adolescentes com 14 anos têm um amigo íntimo e canalizam o erótico para histórias, confidências e piadas. Com 15 anos, ocorre a abertura para a heterossexualidade e o adolescente começa a ter sua identidade sexual afirmada. "Dos 17 aos 23 anos, essa identidade é consolidada e o jovem passa a ter um objeto amoroso único, com quem mantém intercâmbio amoroso. Neste período, ele passa a dar e a receber", detalha o Dr. Goodson.

Riscos Orgânicos e Prevenção
A Aids não é o único risco trazido com o início de uma vida sexual ativa, apesar de ser o mais temido. A gravidez indesejada e a contaminação por outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também merecem atenção. "A pílula e a camisinha não são as únicas formas de prevenção. Existem outros métodos que podem ser adotados, desde que haja o acompanhamento de um médico ou orientador sexual. Quando se pensa em adolescência, as recomendações mais comuns são a pílula para a gravidez indesejada e a camisinha para as DSTs", explica o dr. Goodson. Para evitar a gravidez, é possível adotar ainda métodos como o coito interrompido, a temperatura basal e a tabelinha. No entanto, são opções menos confiáveis. Os métodos chamados de barreiras são os preservativos masculino e feminino, o diafragma e o Dispositivo Intra-uterino (DIU). Há ainda os anticoncepcionais orais (pílula) e os injetáveis (mensal e trimestral), além da laqueadura tubária e a vasectomia.
A sociedade erotizada chama a atenção para os riscos físicos do sexo, esquecendo-se de outro ponto que é tão importante quanto a saúde do corpo: a mente sadia. Atualmente, a mídia tem sido o meio mais feroz de incentivo à vida sexual. No entanto, este incentivo tem uma proporção infinitamente mais voltada para o lado negativo. "Na televisão, por exemplo, são muitas horas voltadas para o desrespeito ao próximo, para o incentivo de receber mais do que dar; e poucos minutos de orientação sexual adequada, principalmente para os adolescentes. É preciso lembrar que sexo é bom, quando é bom para os dois", opina o ginecologista. Um dos exemplos de erotização diz respeito à forma como a sociedade encara a virgindade. O médico explica que ser virgem não significa de maneira alguma estar fora do mundo atual, mas estar em um momento de reflexão. "A pessoa virgem ainda não se sente preparada para enfrentar a relação sexual com a maturidade que ela merece. E isto independe da idade", orienta.
Como as pessoas desconhecem este verdadeiro sentido da virgindade, torna-se antiquado ser virgem. Atualmente, muitos adolescentes preferem dizer diante da turma que já tiveram a primeira relação sexual, para não ser massacrados diante de comentários e piadas dos colegas.

Hímen

"A virgindade é simbolizada pela perda do hímen pela mulher e pela primeira relação sexual do homem. Mas ela precisa ser vista de forma mais ampla. A virgindade será sempre perdida quando iniciarmos um novo relacionamento, independente de ser o primeiro ou não", afirma o Dr. Goodson. O médico defende que o hímen não direcione o que é ser virgem e, sim, o contato com um novo parceiro, que sempre vai representar uma nova descoberta. Assim, ao longo da vida, a pessoa estará sempre perdendo a virgindade a cada novo encontro.
O ginecologista detalha que estar maduro para a primeira relação sexual é compreender o que ela significa e saber lidar com os problemas que ela pode trazer. A gravidez indesejada, as DSTs e os problemas relacionais são algumas das dificuldades que podem aparecer. No entanto, vivido de forma adequada, o sexo possibilita que a pessoa usufrua de imensos prazeres.
A falta de compreensão de como a sexualidade e o sexo devem ser encarados traz inúmeros riscos - orgânicos e psicológicos. "A gravidez indesejada, as DSTs, a insatisfação pessoal, o arrependimento, as disfunções sexuais tardias e as dificuldades no relacionamento são alguns desses riscos", diz o médico. O profissional orienta que todo passo na vida deve, se possível, ser planejado, diminuindo as chances de se tornar um problema. Minimizar esses riscos será sempre uma responsabilidade de cada indivíduo, que deve buscar a orientação adequada, por meio de profissionais de saúde, professores de orientação sexual, livros especializados e a própria compreensão. "Entender a si mesmo será sempre algo significativo para adquirir a maturidade necessária para a vida", lembra.

Traumas

O trauma psicológico aparece sempre que a pessoa se inicia em qualquer área sem estar preparada. Os problemas psicológicos futuros, neste caso, são inevitáveis. No caso sexual, a iniciação inadequada pode refletir na conduta dos anos seguintes, trazendo ansiedade durante a relação sexual, disfunções e dificuldades no relacionamento. Todos estes problemas influenciam no cotidiano, porque o sexo faz parte da vida e, como tal, é primordial que seja bem vivenciado.

Conflitos

Para algumas pessoas, as experiências sexuais só ocorrem anos mais tarde, apesar de a adolescência ser um momento da vida em que a própria biologia leva ao envolvimento sexual. Para quem ultrapassou esta fase e não vivenciou o sexo, o risco de conflito é grande. No entanto, se a pessoa está bem consigo mesma, lembrando que a sexualidade envolve afeto, carinho e comunicação e não apenas genitalidade, não haverá problemas. Se existe o conflito, é necessário buscar ajuda profissional. O indivíduo deve buscar o equilíbrio da vida sexual, parando de exigir de si mesmo uma atitude que não pode ser assumida naquele momento. 


Opinião:
As famílias devem manter o hábito de conversar sobre o cotidiano, dessa forma temas considerados por alguns como tabus – algo que não deve ser falado – poderão ser tratados de forma mais natural. Pois a vida sexual está começando cada vez mais cedo e os adolescentes precisam estar preparados para lidar com a sexualidade de maneira consciente e responsável. Ainda é possível se deparar com dúvidas que, muitos de nós, imaginávamos não mais existirem num mundo em que o acesso à informação está amplamente facilitado e, em busca de esclarecimento, acabam recorrendo a colegas que sabem tão pouco quanto eles. E como ser aceito num grupo é uma parte importante nesta fase, a pressão desse grupo, às vezes, é razão suficiente para que os adolescentes assumam comportamentos e atitudes que não têm maturidade para arcar com as consequências. Além disso, os adolescentes podem se colocar em situações perigosas: ir a lugares que oferecem risco a sua integridade física e emocional, por exemplo. Por isso, os pais devem estar atentos às transformações pelas quais os adolescentes passam, e abertos para o diálogo. Se lhes falta naturalidade para enfrentar o desafio, o ideal é que procurem ajuda de profissionais capacitados para orientá-los. 

Fabiana Soares
psicologa